Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Fotos e Notícias

Atualizado em 10/09/2019 às 15:00

DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS VEREADORES MIRINS 8ª LEGISLATURA

Os 11 vereadores mirins que compõem a oitava legislatura que irão exercer o seu mandato em 2019 tomaram posse em sessão solene na tarde da última quarta-feira (27/02) na Câmara de Vereadores de Massaranduba. A cerimônia foi comandada pelo Presidente do Legislativo em Exercício, o Vereador Vanderlei Sasse e pelo Ex-Presidente Mirim da 7ª Legislatura Lucas Gabriel Leuthauser. Os vereadores mirins fizeram o juramento, assinaram o termo de posse e receberam o Diploma das autoridades presentes, assim como os suplentes receberam o Certificado de Vereador Mirim.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal Sr Armindo Sésar Tassi, do Mestre em Direito e Professor de Retórica e Oratório Roberto Diniz Saut, da Diretora da Câmara de Vereadores de Guaramirim Sra Cristiane Maria da Rocha, do Coordenador do Programa Câmara Mirim de Guaramirim Sr Arthur Delmonego, dos Vereadores Fabiano Kemski e Djonathan Cisz, além da presença em massa de pais, amigos, diretores de escola , alunos e ex-vereadores mirins.

Vereadores mirins empossados:

Danielli Amanda Richardt

Elisa Kempski

Gustavo Luis Berndt

Igor David Petry

Laura Buzzi

Leticia Maiochi

Manoela Alflen Skura

Rafaela Michalak

Rafaela Stringari Kroich

Samira Martins Lourenço

Suplentes:

André Vittor Mathias

Bárbara Petri Fenrich

Eduardo Gimenez de Jesus

Eduardo Kupas

Emma Beatriz da Silva Bramorski

Graziele Fernandes Paim

Maria Eduarda Hausmann

Silvia Leticia Schneider

Os vereadores mirins, se reunião na primeira quinzena de março para formação e eleição da mesa diretora que conduzirá os trabalhos no primeiro semestre da legislatura.

  

VEREADORES MIRINS ELEGEM MESA DIRETORA

Os vereadores mirins do Município de Massaranduba/SC, que compõem a 8ª legislatura, reuniram-se na manhã de 14 de março de 2019, em reunião mirim, tendo como ponto principal da pauta a eleição da mesa diretora a qual conduzirá os trabalhos no primeiro semestre da legislatura. Candidataram-se para o cargo de Presidente os vereadores mirins: Elisa Kempski (08 votos) e Gustavo Luis Berndt (01 voto). Já para o cargo de 1º Secretário, candidataram-se as vereadoras mirins: Danielli Amanda Richardt, Letícia Maiochi, Rafaela Michalak e Rafaela Stringari Kroich, tendo vencido a disputa a Vereadora Mirim Letícia com 06 votos. A composição da mesa para o primeiro semestre de 2019, ficou desta forma constituída:

Presidente: Elisa Kempski – EEB Felipe Manke

Vice-Presidente: Gustavo Luis Berndt – EMEF Pe. Bruno Linden

1ª Secretária: Leticia Maiochi – EEB General Rondon

 2º Secretária: Danielli Amanda Richardt – EMEF Ministro Pedro Aleixo

O Presidente do Legislativo Vereador Ilmar Saplinski e Vereador Fabiano Kempski acompanharam os mirins nesta primeira sessão.

 

CURSO DE RETÓRICA E ORATÓRIA É OFERECIDO AOS VEREADORES MIRINS E SUPLENTES

O Curso de Retórica e Oratória, oferecido pelo Projeto de Extensão da UNISOCIESC – Unidade de Blumenau, à Câmara Mirim de Massaranduba,  ministrado pelo Professor Saut, teve início no dia 20 de março de 2019.

O curso acontece em quatro etapas, todas realizadas nas dependências do Auditório Fritz Paul Techentin, e se encerra com a Academia de Retórica e Oratória que está marcada para acontecer no dia 03 de abril,  momento em que todos os vereadores mirins e suplentes participantes do curso, apresentam na tribuna os discursos produzidos por eles, utilizando a metodologia e orientações recebidas no decorrer destes encontros.

Participam efetivamente do curso, os vereadores mirins e suplentes que compõem a 8ª Legislatura do Programa no Município.

“A oratória é um exercício diário.

Nunca diga não quando for convidado para falar em público !”

 

ACDEMIA DE RETÓRICA E ORATÓRIA 2019

Os vereadores mirins e suplentes da 8ª legislatura (2019),  participaram no dia 05 de abril, da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Retórica e Oratória.

O evento, denominado de Academia de Oratória e Retórica, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Massaranduba e contou com a presença do ministrante da formação Professor Mestre em Direito Roberto Diniz Saut, Presidente do Legislativo Vereador Ilmar Saplinski,  Prefeito Municipal Sr. Armindo Sésar Tassi, Secretário de Educação Cultura Esporte e Turismo Cristiano Rodolfo Tironi, Coordenador do Programa Câmara Mirim Sr. Almir Trevisani, Ex-Presidente Mirim da 8ª Legislatura Lucas Gabriel Leuthauser, professores, alunos da escola Felipe Manke, ex-vereadores mirins,  familiares e amigos dos parlamentares mirins. A condução dos trabalhos se deu pela presidente da Academia Oradora Mirim Leticia Maiochi. Na solenidade da formatura, cada vereador mirim e suplente fez seu pronunciamento na tribuna, utilizando técnicas de discursos clássicos e créia.

A formação é uma parceria entre a Câmara de Vereadores do Município e a UNISOCIESC Unidade de Blumenau.  O curso aconteceu em quatro encontros e versou sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a técnica créia e o discurso clássico, totalizando 20 horas-aula.

 

VEREADORES MIRINS FORMAM AS COMISSÕES PERMANENTES (SESSÃO DE 18/04/2019)

Os vereadores mirins formaram as Comissões Permanentes na sessão mirim realizada na manhã do dia 18/04/2019. Estas Comissões tem por objetivo estudar e analisar os assuntos e projetos de leis submetidos ao seu exame e manifestar sobre eles a sua opinião.

Após explicação pelo Coordenador do Programa Almir, sobre as funções de cada comissão, ficaram assim constituídas:

Legislação, Justiça e Redação Final: “Dá o parecer sobre os aspectos constitucionais, legais e regimentais das proposições legislativas dos vereadores.”

Presidente: Gustavo Luis Berndt

Secretário: Leticia Maiochi

Membro 1: Igor Petry

Membro 2: Samira Lourenço

Finanças e Orçamento: “Opina sobre proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município e acarretem responsabilidades para o erário municipal.”

Presidente: Manoela Alflen Skura

Secretária: Vitória Silva

Membro: Rafaela Kroich

Ordem Social: “Dá o parecer sobre os aspectos de caráter social e econômico que ensejará para a sociedade municipal.”

Presidente: Laura Buzzi

Secretária: Rafaela Michalak

Membro: Danielli Richardt

Neste dia foi deferida a Indicação Mirim nº001/2019 do Vereador Mirim Gustavo Luis Berndt, que defende o “Fortalecimento e reativação dos grêmios estudantis nas escolas do Município”.

 

MESA DIRETORA DE MASSARANDUBA PRESTIGIA ACADEMIA DE RETÓRICA E ORATÓRIA

DOS VEREADORES MIRINS DE GUARAMIRIM/SC

Aconteceu na última sexta-feira (03/05) a Academia de Retórica e Oratória da Câmara Mirim de Guaramirim, evento de encerramento do Curso de Retórica e Oratória e entrega dos certificados aos participantes. Os vereadores mirins Elisa Kempski (Presidente), Leticia Maiochi (Secretária) e Gustavo Luis Berndt (Vice-Presidente), fizeram-se presentes prestigiando o evento, representando os Vereadores Mirins da Câmara de Massaranduba.

Assim como aconteceu em Massaranduba, o curso foi realizado em quatro encontros, totalizando 20 horas/aula, sendo ministrado pelo professor e mestre em Ciência Jurídica Roberto Diniz Saut, por meio de um projeto de extensão da Unisociesc de Blumenau, totalmente sem custo para os participantes e para a Câmara de Vereadores.

 

 

VEREADORES MIRINS E SUPLENTES VISITAM O CIMVI E PARQUE GIRASSOL

Os vereadores mirins e suplentes do Município de Massaranduba-SC, tiveram a oportunidade de conhecer o aterro sanitário do CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, no município de Timbó-SC. 

Recepcionados e acompanhados pelo Assessor Pedagógico Professor Cristiano Moreira,  puderam conhecer a Galeria de Arte Rizoma, e no  Auditório Oikos, ouviram uma explanação  sobre o destino que os resíduos (lixo) que produzimos tem dentro do Parque Girassol e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

.

A visitação encerrou-se com o passeio na Trilha do Tatu, onde foi possível observar a beleza da natureza, desfrutar do canto de passarinhos, e ter a consciência de quão é importante mudarmos nossos hábitos e criarmos alternativas conscientes para preservarmos o meio ambiente. O parque recebe em media de 100 a 120 toneladas de resíduos/dia.

 “Lixo não é lixo! Ele pode torna-se matéria-prima para confecção de novos artigos se o separarmos e direcionarmos corretamente! “

 

VEREADORES MIRINS E SUPLENTES PARTICIPAM DOI VI ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS EM SCHROEDER

O VI Encontro Regional de Vereadores Mirins foi realizado nas dependências do Auditório da ACIAS – Associação Empresarial de Schroeder, no dia 03 de junho de 2019.

 

Além dos vereadores mirins e suplentes da cidade de Massaranduba, participaram do evento vereadores mirins e suplentes das cidades de Guaramirim, Barra Velha, Schroeder, São Joao do Itaperiú e Joinville.

 

Pela manhã o Ex-Vereador Mirim Arão Josino da Silva fez um relato de sua trajetória política desde os tempos de criança quando fundou um Rotary Kids em sua cidade natal Ascurra-SC, sua passagem pelo Programa Câmara Mirim de Blumenau, até sua candidatura a Deputado Federal.

Já o Professor Luciano Daut da Rocha discorreu sobre o Artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos dos cidadãos brasileiros. Durante o almoço, foi possível prestigiar apresentações culturais de grupos folclóricos da cidade anfitriã e após, cada Coordenador teve a oportunidade de apresentar seu grupo de vereadores mirins e fazer um breve relato sobre o desenvolvimento do programa  na sua cidade.

 

Na parte da tarde,  Melissa abordou o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser´, inclusive na política” onde houve grande participação dos jovens legisladores expressando suas opiniões sobre o assunto. Já o Professor de História Ricardo Duwe encerrou a programação do evento com a palestra “Ética e Cidadania”.

Durante o Encontro Regional de Vereadores Mirins foi oficializada a parceria da Avevi com a Universidade Católica que oferecerá Bolsa de Estudos para os ex-vereadores mirins que vão ingressar na universidade. Comprovando a sua participação no programa através do certificado/diploma de Vereador Mirim eles receberão 15% de desconto nas mensalidades nos cursos que são oferecidos pela instituição.

 

VEREADORES MIRINS APROVAM REQUERIMENTO PARA MANUTENÇÃO NA EEB FELIPE MANKE

Os alunos do 8º ano da EEB Felipe Manke, estiveram presentes na sessão mirim realizada no dia 13/06/2019, prestigiando os Vereadores Mirins Igor David Petry e Elisa Kempski que representam a sua escola no Programa Vereador Mirim.

Ainda sobre a escola, foi aprovado por unanimidade o Requerimento nº002/2019 “Urgência na manutenção da Unidade Escolar “EEB Felipe Manke” na localidade de Massarandubinha”.  Os vereadores mirins Igor e Elisa representantes da escola, apresentaram justificativas plausíveis para o pedido bem como trouxeram fotos e vídeo feito na escola em dia de chuva,  que comprova o estado decadente que está o prédio da unidade escolar. O requerimento será encaminhado ao Secretário de Educação do Estado de SC – Sr. Natalino Uggioni.

Outra indicação com tema relevante nos dias atuais, que trata de “inclusão” foi proposta pelo Vereador Mirim Gustavo Luis Berndt “Instalação de brinquedos adequados ao suo de crianças com deficiência em parques infantis”. Gustavo defendeu que brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e que traz diversos benefícios para as crianças. Disse  que há um projeto tramitando na Assembléia Legislativa de SC referente ao assunto, mas que não precisamos esperar que se torne lei (obrigatória), para praticarmos um ato de inclusão.

 

No final da sessão o Procurador Jurídico da Câmara Municipal - Dr Eli Paulino Riegel que fez uma breve explanação sobre o tema "Eutanásia", isto porque os vereadores mirins irão participar na UNISOCIESC em Blumenau de um Tribunal de Júri Popular que vai versar sobre o tema acima citado.

 

MIRINS ATUAM COMO JURADOS EM ATIVIDADE DO CURSO DE DIREITO DA UNISOCIESC BLUMENAU

Na última segunda (17/06), os vereadores e suplentes mirins de Massaranduba, juntamente com os vereadores mirins da cidade de Guaramirim, participaram do evento “Tribunal Pedagógico de Júri Temático”, realizado na Unisociesc, em Blumenau, com o objetivo de vivenciarem na prática a aplicação de um instrumento do Poder Judiciário.

A atividade fez parte da grade curricular do curso de direito da Unisociesc, tendo como coordenador o Professor Roberto Diniz Saut. O Professor Saut, que ministrou o Curso de Retórica e Oratória aos vereadores mirins de Massaranduba e Guaramirim, os convidou a participarem desta atividade como jurados. O Tribunal Pedagógico colocou no banco dos réus um assunto polêmico: a eutanásia, que é o ato de proporcionar a alguém que sofre de uma doença incurável ou dolorosa uma morte indolor. Os acadêmicos simularam a realização de um júri, com duas juízas que intermediavam a discussão entre promotores e advogados, os primeiros argumentando pela condenação da prática da eutanásia e os segundos defendendo.Após uma série de argumentos e discussões levantados, os jurados convidados e os vereadores mirins decidiram por ampla maioria apoiar a tese dos advogados, defendendo que seja permitida a eutanásia.

A Presidente Mirim Elisa Kempski representou a Câmara Mirim de Massaranduba como oradora antes da comunicação da decisão, fazendo uma reflexão sobre o tema abordado na discussão, assim como o vereador mirim Leonan Fröhlich representou a Câmara Mirim de Guaramirim.

 

VEREADORES MIRINS ELEGEM NOVA MESA DIRETORA

Através de votação secreta, os vereadores mirins de Massaranduba, elegeram a nova mesa diretora para o segundo semestre de 2019. O Regimento Interno dos Vereadores Mirins prevê duas eleições para mesa diretora ao ano “uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre”.

A mesa diretora foi renovada e passam a comandar os trabalhos a partir desta sessão: Rafaela Stringari Kroich eleita presidente com 07 votos; Gustavo Luis Berndt – vice-presidente (04 votos); Laura Buzzi – 1ª secretária; Danielli Amanda Richardt – 2ª secretária.

A nova presidente Rafaela, prometeu fazer o máximo para muito bem representar a Câmara Mirim de Massaranduba com competência, responsabilidade e compromisso! Disse sentir-se confiante para exercer este importantíssimo cargo que lhe foi confiado, o qual foi muito bem exercido por sua colega Elisa Kempski no primeiro semestre da legislatura. 

Tomou posse nesta sessão a suplente Graziele Fernandes Paim, que passará a ocupar o lugar da Vereadora Mirim Samira Martins Anacleto, representante da Escola General Rondon, que perdeu sua vaga de Vereadora Mirim por haver mudado de estabelecimento escolar.

Na ordem do dia a Presidente Rafaela, deferiu a Indicação nº006/2019 apresentada pelo Vereador Mirim Gustavo Luis Berndt  “Implantação de Cestos Metálicos em bueiros como forma de prevenção a enchentes”.

Gustavo justifica que a implantação desses cestos é uma alternativa simples, de baixo custo e aparentemente viável para solucionar o problema de obstrução das bocas. Quando ocorre uma chuva mais forte,  empurra a sujeira para dentro dos bueiros, essa "caixa" atua como uma espécie de filtro, retendo folhas e todo tipo de resíduo sólido que acabariam entupindo o espaço – e levando micro plásticos para um rio próximo. Uma vez cheio, basta abrir a tampa, removê-lo, esvaziá-lo e colocá-lo novamente.

Ainda nesta sessão, as servidoras Daniela, Lene e Valquíria da Secretaria de Saúde Municipal, tiveram uma participação bastante especial na sessão mirim. Aproveitando a presença dos alunos do 9º ano da Escola Pe. Bruno Linden, e 8º e 9º anos da Escola Maria Konder Bornhausen, que vieram prestigiar a sessão mirim, a maioria adolescentes entre 13 a 15 anos, a equipe da saúde, ministrou uma palestra sobre a importância da vacinação.

 

 PRESIDENTE MIRIM RAFAELA PARTICIPA DE PROGRAMA NA RÁDIO COMUNITÁRIA 

Na manhã de sábado (13/07) a Presidente Mirim Rafaela Stringari Kroich, participou do Programa "A Vez e a Voz do Vereador" na Rádio Comunitária de Massaranduba.

Rafaela falou sobre o Programa Vereador Mirim, destacando que seu envolvimento com ações e atividades na escola, igreja e comunidade foram um dos motivos que a levaram a ser Vereadora Mirim, e que sempre perguntava aos Ex-Vereadores de sua escola sobre o programa.

Rafaela destacou algumas atividades importantes dos quais participaram este ano, como: Visita ao CIMVI e Parque Girassol em Timbó; Curso de Retórica e Oratória com o Professor Roberto Diniz Saut da Unisociesc e Encontro Regional de Vereadores Mirins na cidade de Schroeder. Falou ainda da expectativa para uma possível viagem à Brasilia-DF para a participação do evento CÂMARA MIRIM, que se realiza anualmente no final do mês de outubro na capital brasileira.

 

 

VEREADORES MIRINS DISCURSAM EM HOMENAGEM A UNISOCIESC E AO PROF ROBERTO DINIZ SAUT

 

A Ex-Vereadora Mirim Pamela Deretti (legislatura 2016) e atuais Vereadores Mirins Rafaela S. Kroich (Presidente) e Gustavo Luis Berndt (Vice-Presidente), declamaram discursos de agradecimento a UNISOCIESC e ao Professor Saut, na sessão de homenagem a UNISOCIESC e ao Professor Roberto, realizada na noite de 29 de julho, nas dependências da Câmara de Vereadores de Massaranduba.

 

A homenagem atendeu ao requerimento proposto pelo Vereador Djonathan Cisz, pelos serviços prestados por estes, com  a aplicação do Curso de Retórica e Oratória aos vereadores mirins e suplentes nos anos de 2016 a 2019, através de um projeto de extensão com o Centro Universitário SOCIESC Blumenau, totalmente sem custos para a Câmara Municipal. A Professora de Direito e Coordenadora do Curso de Direito Sra Suzete Habitzreuter Hartke foi quem recebeu a placa em nome da instituição, assim como o Professor Roberto Diniz Saut recebeu uma placa em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação em ministrar o curso para os mirins.

 

Da Unisociesc estavam presentes Adrieli Bogler de Oliveira, Lycia Christina Leite Barbosa, Juliana Pickler (estudantes de direito), Ana Paula Maçaneiro (Auxiliar Administrativo NPJ), Edivane Brum (Professora no Curso de Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica), Suzete Habitzreuter Hartke (Professora no Curso de Direito e Coordenadora do Curso de Direito), Juliana Perdoncini Hoffmann (Professora no Curso de Direito) e Professor Roberto Diniz Saut (Mestre em Direito).

 

PRESIDENTE MIRIM RAFAELA KROICH PARTICIPA DE COMISSÃO JULGADORA DE CONCURSO

 

No dia 07 de agosto, a Presidente Mirim Rafaela Kroich, participou da Comissão julgadora para avaliação final do concurso de desenho “Cidade Limpa, compromisso de todos”, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do Município.

 

Os 4 desenhos finalistas serão utilizados para campanhas educativas ambientais na Gestão de Resíduos do Município.

 

 

VEREADORES MIRINS DEFINEM VAGAS À BRASILIA-DF.

 

O momento mais esperado da sessão mirim realizada na manhã de 08 de agosto, foi a definição das três vagas restantes para participar do evento CÂMARA MIRIM 2019, no plenarinho da Câmara dos Deputados em Brasília-DF, nos dias 24 e 25 de outubro.

 

 

Por determinação da mesa diretora, presidida pelo Vereador Ilmar Saplinski, seis vereadores mirins irão participar do evento, sendo uma vaga destinada para o Presidente Mirim do 1º semestre “Elisa Kempski”, uma vaga para o Presidente Mirim do 2º semestre “Rafaela Stringari Kroich” e uma vaga para o Vice-Presidente do 1º e 2º semestre “Gustavo Luis Berndt.  As outras três vagas foram definidas através de sorteio entre os titulares, tendo sido contempladas pela ordem de sorteio: Laura Buzzi, Rafaela Michalak e Leticia Maiochi.

Durante a estadia em Brasília-DF, os mirins irão discutir e votar três projetos de lei, pré-selecionados e enviados por estudantes de todo o Brasil, sendo: 

 

Inclusão da vacina H1N1 no calendário de vacinação anual: O projeto de lei proposto pela Eduarda Cadorin de Souza, de Joinville/SC, tem como objetivo estender o direito à vacinação contra a gripe H1N1 a todos os brasileiros (atualmente, dá-se prioridade a quem pertence aos grupos mais vulneráveis ou expostos à doença – bebês, idosos, pessoas com doenças crônicas, mulheres que tiveram bebê há até 45 dias, população indígena, professores, profissionais de saúde e de segurança e salvamento, quem está preso ou apreendido).

 

Diminuição do uso de agrotóxicos para a preservação das abelhas: A ideia da Ana Luiza Silva Rosa, de Varginha/MG, é regulamentar o uso de agrotóxicos para proteger as abelhas, importantes polinizadores. Além de determinar a diminuição do uso de agrotóxicos, o projeto da Ana Luiza também exige que os produtores rurais em grande escala disponibilizem parte da propriedade para o desenvolvimento das colônias das abelhas.

 

Bibliotecas escolares da rede pública abertas durante todo o ano letivo: Olha que boa ideia, a da Ana Laura Carvalho de Paiva, de Joinville/SC – toda biblioteca escolar da rede pública deve funcionar durante todos os dias letivos, não só para o empréstimo de livros, mas também para utilização do espaço para estudos e realização de trabalhos e pesquisas.

 

Após a sessão, os vereadores mirins titulares e suplentes exerceram uma das principais funções de vereador, que é o ato de fiscalizar. Acompanhados pelo Engenheiro Andrey Krischanski da Prefeitura Municipal, foram até o Centro de Educação Infantil Profª Vidalina Xavier, onde puderam conhecer a obra de ampliação do CEI, que contempla a construção de duas salas de aulas e banheiros novos, construído com recursos do Município, cuja obra está orçada em R$ 412.796,27 e o prazo de execução é de 240 dias.

 

 

Outra obra visitada se trata da Pavimentação asfáltica e qualificação das vias Rua Eugênio Kleine, Rua Fancisco Bramorski, Rua 7 de Setembro, Rua Frederico Holtz, Rua Gustavo Jensen e Rua Adolfo Cardoso, do Programa Avançar Cidades e cuja obra está orçada em R$ 4.099.551,51 e o prazo de execução é de 18 meses.

 

 

 

A pavimentação comunitária com lajotas de um trecho da Rua Eugênio Kleine também fez parte do rol de obras em execução visitadas neste dia.

 

 

 

PREFEITO SÉSAR RECEBE VEREADORES MIRINS EM SEU GABINETE 

Foi realizada na tarde de terça-feira (27/08) a nona sessão ordinária da Câmara Mirim, neste ano de 2019. Foram apresentadas sete indicações.

O Vereador Mirim Gustavo Luis Berndt pediu que fossem implantadas placas de energia solar ou fotovoltaica nas escolas e Centros de Educação Infantil do Município; também pediu que fossem construídas cisternas com equipamentos necessários capazes de efetuarem a captação das águas das chuvas nas escolas do Município e ainda a pavimentação asfáltica da Rua Felippe Berndt no Bairro Campinha; já a Vereadora Mirim Rafaela Michalak apresentou dois pedidos relacionados a sua escola, sendo: a Sinalização e demarcação de vagas de estacionamento na Escola Profª Araci Duarte e a viabilização de condições para grafitar o muro da quadra da escola, ou seja, o fornecimento dos materiais como tinta spray, pincéis e a contratação de um profissional na área para auxiliar os alunos nesta tarefa. Já, o representante da Escola Pedro Aleixo Eduardo Gimenez de Jesus, demonstrou a sua preocupação com a aprendizagem de mais uma língua ainda no ensino fundamental, com a apresentação das seguintes indicações: “oferecer curso de espanhol gratuito e fortalecer as aulas de inglês nas escolas de Ensino Fundamental do Município.” Todas as proposições foram deferidas na sessão após justificativas apresentadas pelos propositores e serão encaminhadas ao Prefeito Municipal.

 

Após a sessão ordinária, os vereadores mirins foram recebidos pelo Prefeito Municipal Armindo Sésar Tassi, em seu gabinete. Em uma breve conversa, o Prefeito disse aos vereadores mirins que irá avaliar e responder as indicações propostas por eles,  auxiliado pela respectiva secretaria a qual o pedido está vinculado.

 

VEREADOR MIRIM APRESENTA PRIMEIRO PROJETO DE LEI MIRIM

Eduardo Gimenez de Jesus, vereador mirim da Escola Ministro Pedro Aleixo apresentou o primeiro Projeto de Lei Mirim da atual legislatura. Gimenez, propõe em seu projeto, a proibição da distribuição de sacolas plásticas derivadas de petróleo, pelos estabelecimentos comerciais no Município de Massaranduba.  O projeto de lei, será submetido a análise jurídica, e depois passara pelas comissões permanentes para apreciação e emissão de pareceres quanto a sua legalidade, aos aspectos financeiros e caráter social, antes de ir a votação no plenário.

Duas indicações também foram apresentadas e deferidas durante a sessão. A primeira de autoria da Vereadora Mirim Elisa Kempski juntamente com Igor David Petry, que solicitam o fornecimento de materiais esportivos, como bolas, raquetes de badminton, cestas de basquete para a sua escola “EEB Felipe Manke” e a outra, de autoria do Vereador Mirim Eduardo Gimenez de Jesus, que demonstrou sua preocupação com os alunos das escolas do Município, especialmente os mais carentes, solicitando que se promova atendimento para avaliação odontológica dos alunos nas escolas do Município.

Após a sessão mirim realizada nesta tarde (05/09), nas dependências da Câmara Municipal, a servidora Tayse Wittkowski - Gerente do PROCON do Município de Massaranduba, promoveu à convite da Câmara Municipal, um bate-papo sobre os direitos do consumidor e funções do Procon, sendo o público alvo, vereadores mirins, suplentes e alunos do 9º ano da Escola Ministro Pedro Aleixo.

 

Na ocasião, foi proporcionando aos alunos a oportunidade de reflexão e discussão sobre os direitos e deveres nas relações de consumo.

Outra questão abordada foi a falta de exposição das formas de pagamento aceitas pela empresa e a venda de produtos com preços diferenciados em cheque, dinheiro e cartão de crédito.

 

 O PROCON de Massaranduba está completando 10 anos de atividade no Município.

 

VEREADORES E EX-VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO

Dia da Pátria, também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro, é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a  Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Vereadores mirins e ex-vereadores mirins, participaram no último sábado (07/09) do tradicional Desfile Cívico no Município, que teve como ponto de partida a Prefeitura Municipal, seguindo pela Rua 11 de Novembro até o Colégio General Rondon.

"O amor pela Pátria é a primeira virtude de um homem civilizado".


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos