Erro inesperado!

Câmara de Vereadores de
Massaranduba


<<
>>

Fotos e Notícias

Publicado em 01/03/2016 às 14:46 - Atualizado em 17/11/2016 às 15:13

POSSE VEREADORES MIRINS EM 25/02/2016 Baixar Imagem

25/02/2016 - POSSE E DIPLOMAÇÃO DOS VEREADORES MIRINS 5ª LEGISLATURA

Os vereadores mirins e suplentes da Câmara Mirim de Massaranduba eleitos para compor a 5ª. Legislatura, para o exercício do mandato em 2016, foram diplomados e empossados na manhã do dia 25 de fevereiro em sessão solene conduzida pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal – Vereador Vanderlei Sasse.  A sessão solene ocorreu no plenário do Poder Legislativo de Massaranduba e reuniu pais, colegas, educadores, diretores de escolas, ex-vereadores mirins, servidores municipais. Os vereadores mirins receberam os diplomas e os suplentes os certificados das mãos das autoridades presentes, Prefeito Mário Fernando Reinke, Vice-Prefeito Sr. Armindo Sésar Tassi, Gerente de Educação da ADR de Jaraguá do Sul – Sra. Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff,  Secretária da Educação Municipal – Sra. Cleunice C. Uller, Vereadores Mauro Bramorski, Silvio Mainka, Pier Gustavo Berri, Ex-Presidente Mirim Marina Luise Dorow e o Coordenador do Programa Câmara Mirim – Sr. Almir Trevisani. Os vereadores mirins ocuparam pela primeira vez os assentos no plenário e ouviram atentos as mensagens deixadas pelos presentes.

O vídeo da cerimônia de diplomação dos vereadores mirins está disponível no site www.cvmassaranduba.sc.gov.br.

 

Vereadores mirins que compõem a 5ª. Legislatura para o mandato de 2016:

 

Carlos Daniel Weselowski, Cassiane Storki, Rayssa Martins Anacleto, representantes da E.E.B. General Rondon.

Wellington Felício, João Bernardo Braier e Georgia Mariah Rassweiler, representantes da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Roberta Jamile Leuthauser, representante da E.M.E.F. Pe. Bruno Linden.

Pamela Deretti e André Eduardo Meurer, representantes da E.E.B. Maria Konder Bornhausen.

Camila Winter e Rafaela Saplinski, representantes da E.E.B. Felipe Manke.

 

Suplentes:

Venício João Ayroso Tomio, Bárbara Roberta Reinke e Isabel Vitória Rainiak da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Ana Beatriz Mathias da E.M.E.F. Pe. Bruno Linden.

Taini Balsanelli e Ryan Patrick de Souza Stringari da E.E.B. Maria Konder Bornhausen

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 10/03/2016 – ELEIÇÃO MESA DIRETORA 1º. SEMESTRE DA LEGISLATURA

Na tarde do dia 10 de março de 2016, a Câmara Mirim de Massaranduba realizou a primeira sessão ordinária do exercício de 2016, presidida pelo Vereador Mirim de maior idade Wellington Felício. Nesta sessão, atendendo ao Artigo 13 do Regimento Interno da Câmara Mirim foi eleita e empossada a mesa diretora que conduzirá os trabalhos no primeiro semestre do mandato de 2016,  constituída pelos seguintes vereadores:

Presidente: Wellington Felício – da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Vice-Presidente: Carlos Daniel Weselowski – da E.E.B. General Rondon.

1ª. Secretária: Cassiane Storki – da E.E.B. General Rondon.

2ª. Secretária: Camila Winter  – da E.E.B. Felipe Manke.

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 24 DE MARÇO DE 2016 - FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

Na sessão mirim realizada na manhã do dia 24 de março, foram formadas as Comissões Permanentes, as quais tem por objetivo estudar e analisar os assuntos e projetos de leis submetidos ao seu exame e manifestar sobre eles a sua opinião. 

As comissões permanentes ficaram assim constituídas:

Legislação, Justiça e Redação Final: “Dá o parecer sobre os aspectos constitucionais, legais e regimentais.” 

Presidente: Pâmela Deretti

Secretária: Camila Winter

Adjunto 1: Rayssa Martins Anacleto

Adjunto 2: Carlos Daniel Weselowski

Finanças e Orçamento: “Opina sobre proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município e acarretem responsabilidades para o erário municipal.”

Presidente: André Eduardo Meurer

Secretário: João Bernardo Braier

Adjunto: Cassiane Storki

Ordem Social: “Dá o parecer sobre os aspectos de ordem social” 

Presidente: Rafaela Saplinski

Secretária: Roberta Jamile Leuthauser

Adjunto: Georgia Mariah Rassweiler

O Presidente do Legislativo  - Vereador Vanderlei Sasse acompanhou a sessão e desejou uma Feliz Páscoa a todos os vereadores mirins e familiares. 

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 12/04/2016 – PARTICIPAÇÃO DO ASSESSOR JURÍDICO DA CÂMARA MUNICIPAL SR. ELI PAULINO RIEGEL

No momento de formação da sessão ordinária mirim realizada na tarde de 12 de abril, os vereadores mirins foram contemplados com uma explanação sobre os temas “Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal” e  “Orçamento Público - PPA, LOA e LDO”. O responsável pela explicação foi o Assessor Jurídico da Câmara Municipal – Sr. Eli Paulino Riegel

 

VEREADORES MIRINS DA 5ª. LEGISLATURA VISITAM AS DEPENDÊNCIAS DO HOSPITAL

Os vereadores mirins da 5ª legislatura do Município de Massaranduba, tiveram como atividade na manhã do dia 27 de abril, conhecer as instalações do Hospital Municipal João Schreiber.

Lá, foram recebidos pela Diretora Administrativa do Hospital – Enfermeira Daniela Bogo Boger, que os acompanhou na visita as instalações do hospital, bem como fez as explicações sobre como funciona atualmente e quais os procedimentos que o Hospital está credenciado a realizar pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

 

VEREADORES MIRINS E SUPLENTES PARTICIPAM DE CURSO DE RETÓRICA E ORATÓRIA

 

Os vereadores mirins e suplentes da Câmara de Vereadores de Massaranduba, na manhã desta quarta-feira (11/05), participaram do 1º Encontro do Curso de Retórica e Oratória, nas dependências da Câmara Municipal.

O curso é oferecido pelo Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Roberto Diniz Saut.

A formação será realizada em cinco encontros, de forma prática e tem como objetivos o desenvolvimento da oratória, a posição na tribuna, os discursos, entre outros aspectos.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 12, 18 e 19 de maio. O encerramento e entrega do certificado de conclusão do curso, está marcado para o dia 25 de maio, no auditório da Câmara Municipal. 

 

ACADEMIA DE RETÓRICA E ORATÓRIA DOS VEREADORES MIRINS EM 25/05/2016

Os vereadores mirins e suplentes da legislatura de 2016,  participaram na tarde do dia 25 de maio, da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Retórica e Oratória.

O evento, denominado de Academia do Curso de Oratória e Retórica, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Massaranduba e contou com a presença do ministrante da formação, o professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Roberto Diniz Saut, o Prefeito Mário Fernando Reinke, o Presidente do Legislativo Vereador Vanderlei Sasse, a Secretária de Educação Cleunice C. Uller, o Coordenador do Programa Câmara Mirim Almir Trevisani, a Vereadora Suzane E. F. Reinke, diretores das escolas, alunos, familiares e amigos dos parlamentares mirins.

A condução dos trabalhos se deu pela presidente da Academia Oradora Mirim Marina Luise Dorow. Na solenidade da formatura, antes de receber seu diploma, cada vereador mirim e suplente fez seu pronunciamento, de temas livres, utilizando técnicas de discursos clássicos e créia.

A formação é uma parceria entre a Câmara de Vereadores do Município e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do Projeto  Direitos Fundamentais e Cidadania.  O curso aconteceu em quatro encontros e versou sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a técnica créia e o discurso clássico, totalizando 20 horas-aula.

O Presidente Vanderlei Sasse agradeceu ao Professor Roberto belo belíssimo trabalho realizado e por ter acreditado no Programa Câmara Mirim de Massaranduba e solicitou que ele levasse esses agradecimentos a FURB. Também parabenizou os jovens oradores, não somente pela postura diante da tribuna, como também pela escolha dos temas apresentados.

Uma das criticas da Academia, a oradora Pamela  Deretti, representante da Escola Básica Maria Konder Bornhausen, falou em nome de todos os formandos. Ela disse que as aulas foram excepcionais, divertidas, dinâmicas e ao mesmo tempo sérias e democráticas. Realizadas com total profissionalismo, porém com uma relação amigável entre o professor e os alunos. Cheia de exercícios práticos e diferenciados.

Já o crítico orador Venicio João Ayroso Tomio, disse que no início pensou que seria mais um curso chato, intediante, daqueles que provocam sono, mas não foi. Foi surpreendido com um curso bom, dinâmico, produtivo e que os conhecimentos adquiridos servirão para o desempenho das atividades de vereador mirim, aluno e cidadão.  Ainda, em nome de todos os formandos, agradeceu ao Professor Saut pelo esforço, ajuda, dedicação e ensinamentos.

O Professor Roberto Diniz Saut disse que pudemos ouvir a palavra da criança e do adolescente e que pudemos perceber que é a palavra que pode fazer a mutação, é a palavra que muda nossa atitude. É a palavra também que pode destruir o mundo.  Para o Professor da Universidade, esse curso quis apenas deixar uma mensagem, que falar em público é construir a comunidade e não destruí-la. Disse que a Universidade está orgulhosa em estar em Massaranduba e poder  ter participado deste momento importante, colocando-se à disposição para dar continuidade a este processo de forma permanente, já aprovado pela pró-reitoria de extensão. Por fim ele destacou o nome de cada formando atrelado aos quatro estilos de oradores existentes: reflexivo, filosófico, político e sanguíneo e ainda manifestou sua grande admiração pela comunidade de Massaranduba, pelo profundo respeito observado das autoridades municipais em estar no momento em uma solenidade onde o ser humano mais importante é a criança e o adolescente. 

 

ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS EM BARRA VELHA - 22 DE JUNHO DE 2016

A Câmara Mirim de Massaranduba esteve presente na última quarta-feira (22) no Encontro Regional de Vereadores Mirins, realizado nas dependências da Câmara de Vereadores de Barra Velha. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da AVEVI e reuniu vereadores mirins das cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Barra Velha, Piçarras e Blumenau, sendo esta última a pioneira no Estado de Santa Catarina, trazendo para o encontro o seu histórico e suas experiências vividas durante os 17 anos de existência de Câmara Mirim no Estado.

O Presidente do Poder Legislativo de Massaranduba – Vereador Vanderlei Sasse, marcou presença no evento.

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 11 DE JULHO DE 2016 – RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA

Na manhã do dia 11 de julho, os vereadores mirins de Massaranduba, em cumprimento ao regimento interno, realizaram eleição para renovação da mesa diretora a qual comandará os trabalhos no 2º semestre do ano corrente.

 

Foram apresentadas duas chapas, sendo a primeira liderada pelo Vereador Mirim Carlos Daniel Weselowski da E.E.B. General Rondon e a segunda liderada pela Vereadora Mirim Camila Winter da E.E.B. Felipe Manke.

 

A disputa foi acirrada. A Chapa 1, composta por Carlos Daniel Weselowski (Presidente Mirim), Cassiane Storki (Vice-Presidente), Rayssa Martins Anacleto (1ª. Secretária) e André Eduardo Meurer (2º. Secretário), venceu por um voto de diferença (6x5).

 

No decorrer da sessão, foi deferida a Indicação nº. 002/2016 do Vereador Mirim André Eduardo Meurer que solicita providências para construção de cabeceira em bueiro nas proximidades do CEI Alvino Vegini na localidade de 1º. Braço do Norte. Já, na palavra livre cada vereador mirim manifestou-se acerca de um tema sorteado no decorrer da sessão. Estiveram presentes prestigiando a sessão os alunos do 3º. Ano do Colégio General Rondon, acompanhados pelos professores Rodrigo, Carina e Diretora Adjunta Elaine K. Mosca.

 

VEREADORES MIRINS PRESTIGIAM PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA EM MASSARANDUBA

Na manhã desta quarta-feira (13), Massaranduba recebeu a Tocha Olímpica. A cidade foi a primeira a receber o símbolo neste dia. O comboio com a tocha chegou ao município por volta das 08h, na Rua Helmuth Sprung.

O acendimento foi feito com o auxílio de alunos que participaram de um concurso de redação, sobre os Jogos Olímpicos, e tiveram seus textos selecionados. Após o acendimento, os condutores seguiram com a tocha pela Rua 11 de Novembro, até a Praça Berthold Guesser.

Após o revezamento, a chama permaneceu em Massaranduba até ser levada para o município de Jaraguá do Sul, onde as cerimônias tiveram continuidade.

 

SESSÃO MIRIM DE 18/08/2016 - "ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA"

A sessão mirim da manhã de quinta-feira (18/08),  teve como tema principal a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de Agosto de 2016 e que tem como tema “O FUTURO SE FAZ COM A CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS”.

 

Os alunos da Escola Especial Anjo Gabriel – APAE de Massaranduba, estiveram presentes na sessão, acompanhados da Diretora da entidade Sra Maria de Lourdes Dal Posso, juntamente com as professoras, as quais apresentaram um teatro cômico denominado “Sentindo na Pele”. A encenação tem como objetivo principal, despertar nas pessoas o sentimento da necessidade á inclusão social e o combate à discriminação e preconceito contra as pessoas com deficiência.

É preciso sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

Os alunos do 6º Ano da E.M.E.F. Pe. Bruno Linden e 9º Ano da E.E.B. General Rondon, estiveram presentes na sessão.

 

"DESFILE CÍVICO DE SETE DE SETEMBRO"

Dia da Pátria, também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de setembro, é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a  Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Os vereadores mirins, participaram na última quarta-feira (07/09) do tradicional Desfile Cívico no Município, que teve como ponto de partida a Agência dos Correios, seguindo pela Rua 11 de Novembro até o Colégio General Rondon.

 “O amor pela pátria é a primeira virtude do homem civilizado.”

 

VII ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORES DE MIRINS

NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SC - 09/11/2016

Assim como nas legislaturas passadas, os Vereadores Mirins da 5ª Legislatura, tiveram a oportunidade de participar do VII Encontro Estadual de Vereadores Mirins na Assembleia Legislativa do Estado de SC.

O evento que foi promovido pelo Núcleo de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, contou com a presença de 408 vereadores mirins com idade entre 9 e 16 anos, representantes de 29 cidades catarinenses.

Dentre as atividades propostas, destacou-se a palestra do Professor Humberto Dantas de Mizuca, intitulada “A Participação do Jovem na Política”, instigando o jovem a participar e discutir sobre política desde cedo.

Também o debate sobre o projeto "Escola sem Partido", cujos debatedores foram o Dr. Márcio Vicari (a favor) e a Professora Dra. Jocemara Triches (contra), incentivando os presentes que esse assunto polêmico seja levado e discutido nos seus municípios.

O Presidente do Poder Legislativo Municipal – vereador Geraldo Michelluzzi, o Coordenador do Programa Câmara Mirim – Almir Trevisani e a servidora Marilú, acompanharam as autoridades mirins no evento.

O objetivo do encontro é fazer dos jovens mais cidadãos e participativos.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar


Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (47) 3379-1571 Fax (47) 3379-1571
CEP:89.108-000
Endereço:Rua Paulo Cardoso, 166 - Centro
Atendimento:08:00 Horas as 11:30 Horas 13:30 Horas as 17:00 Horas
Gestão:
Apoio: