Erro inesperado!

Câmara de Vereadores de
Massaranduba


<<
>>

Fotos e Notícias

Publicado em 06/03/2015 às 09:22 - Atualizado em 04/02/2016 às 14:50

COMPOSIÇÃO VEREADORES MIRINS 4ª LEGISLATURA Baixar Imagem

SESSÃO SOLENE DE POSSE DOS VEREADORES MIRINS 4ª. LEGISLATURA

Os vereadores mirins e suplentes da Câmara Mirim de Massaranduba eleitos para compor a 4ª. Legislatura, para o exercício do mandato em 2015, foram diplomados na manhã do dia 13 de fevereiro em sessão solene conduzida pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal – Vereador Silvio Mainka.  A sessão solene ocorreu no plenário do Poder Legislativo de Massaranduba e reuniu pais, colegas, educadores, diretores de escolas, ex-vereadores mirins, servidores municipais. Os vereadores mirins receberam os diplomas e os suplentes os certificados das mãos das autoridades presentes, Prefeito Mário Fernando Reinke, Secretária da Educação Municipal – Sra. Jovita Alves Muller, Secretária de Saúde Municipal – Sra. Suzane E.F. Reinke, Vereadores Mauro Bramorski, Geraldo Michelluzzi, Vanderlei Sasse, Pedrinho Osmar Spézia, Ex-Presidente Mirim Rony Ricardo Zimmermann e Coordenador do Programa Câmara Mirim – Sr. Almir Trevisani e após, ocuparam pela primeira vez os assentos no plenário e ouviram atentos as mensagens deixadas pelos presentes.

O vídeo da cerimônia de diplomação dos vereadores mirins está disponível no site www.cvmassaranduba.sc.gov.br.

Vereadores mirins que compõem a 4ª. Legislatura para o mandato de 2015:

Marina Luise Dorow, Gustavo Serenini e Lucas Ricardo Franz, representantes da E.E.B. General Rondon.

Roger Tiago de Morais Persch, Pâmela Zimmermann e Gustavo Berri, representantes da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Milena Luisa Finassi e Samuel Antonio Deretti, representantes da E.E.B. Maria Konder Bornhausen.

Larissa Jaroczinski e Lucas Máximo Mafra, representantes da E.E.B. Felipe Manke.

Bruno Vinicius Kubnik, representante da E.M.E.F. Pe. Bruno Linden.

Suplentes:

Elaine Kreis Bolduann e Agatha Bethânia Goerll da E.E.B. General Rondon.

Bárbara Roberta Reinke, Tainara Diel Schmidt, Luis Henrique Spézia da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Gabriel Mosca Krause e Bruna Ranghetti da E.E.B. Maria Konder Bornhausen

Alexandre Vinicius Winter e Vlademir Maikel Godoy da E.E.B. Felipe Manke

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 26/02/2015 – ELEIÇÃO MESA DIRETORA 1º. SEMESTRE DA LEGISLATURA

 

Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2015, a Câmara Mirim de Massaranduba realizou a primeira sessão ordinária do exercício de 2015, presidida pela Vereadora Mirim de maior idade Milena Luiza Finassi. Nesta sessão, atendendo ao Artigo 13 do Regimento Interno da Câmara Mirim foi eleita e empossada a mesa diretora que conduzirá os trabalhos no primeiro semestre do mandato de 2015,  constituída pelos seguintes vereadores:

Presidente: Pâmela Zimmermann – da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Vice-Presidente: Gustavo Berri – da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

1ª. Secretária: Marina Luise Dorow – da E.E.B. General Rondon.

2º. Secretário: Roger Tiago de Morais Persch  – da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

 

SESSÃO MIRIM DE 13.03.2015 - FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES E VISITA AO GABINETE DO PREFEITO

Na sessão mirim realizada na manhã do dia 13 de março, iniciaram-se os trabalhos com a formação da Comissões Permanentes, as quais terão por objetivo estudar e analisar os assuntos e projetos de leis submetidos ao seu exame e manifestar sobre eles a sua opinião.

Após a sessão, os Vereadores Mirins da 4ª Legislatura, acompanhados pelo Coordenador Almir, fizeram uma visita ao Gabinete do Prefeito Mário Fernando Reinke, seguindo para as Secretarias de Administração e Finanças, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Obras, onde puderam explorar as atividades rotineiras e projetos que estão em andamento na Administração Municipal.

 

SESSÃO MIRIM DE 15 DE ABRIL DE 2015 - "PALESTRA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL"

 

Na sessão mirim, realizada na manhã do dia 15 de abril, estiveram presentes os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual General Rondon, para prestigiar os vereadores mirins que representam sua escola. Ainda, puderam acompanhar uma explanação e apresentação feita pela Secretária de Saúde do Município – Sra. Suzane Elisa F. Reinke, possibilitando o conhecimento da atual estrutura da Secretaria de Saúde Municipal, e de todos os serviços, programas e projetos que a saúde pública oferece aos munícipes, através do SUS – Sistema Único de Saúde.

 

CÂMARA MIRIM PROMOVE CURSO DE ORATÓRIA

A Câmara de Vereadores de Massaranduba em parceria com Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, promoveu na tarde do dia 23 de abril o Curso de Iniciação a Oratória, quando vereadores mirins titulares e suplentes das cidades de Massaranduba, Guaramirim, Barra Velha e Jaraguá do Sul, tiveram a oportunidade de aprender como se comunicar controlando o nervosismo, superando a timidez e adquirindo autoconfiança.

O ministrante do curso foi o Professor Telmo Freitas Dutra, bacharel em letras e professor de comunicação em diversas áreas. Dutra forneceu informações e dicas sobre postura, respiração, expressão corporal e vocabulário, assim como as etapas de um discurso e ainda noções básicas para uso dos recursos auxiliares como microfone, tribuna e outros.

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 12 DE MAIO DE 2015 - "HOMENAGEM ÀS MÃES"

Na manhã do dia 12 de maio de 2015 os nobres vereadores mirins, prestaram homenagem alusiva ao “Dia das Mães”,  para o qual contamos com a presença das mães dos vereadores mirins, representando todas as mães do Município. Elas foram homenageadas e presenteadas como uma linda flor. Nem todas as mães puderam comparecer, algumas foram representadas por avós, tias... mas com certeza, todas foram lembradas com muito carinho !!!

Também nesta sessão, os vereadores mirins tiveram explicações sobre a tramitação de Projetos de Lei, em especial, a projetos de denominação de ruas. Nos próximos dias, dará entrada na pauta dos vereadores mirins, dois projetos de leis para denominação de ruas municipais, o que permitirá que eles conheçam e exerçam os trâmites legais desde a elaboração de um projeto de lei, análise das comissões, discussão, votação e sanção.

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 28 DE MAIO DE 2015 "PALESTRA SOBRE PPA, LOA E LDO COM A CONTADORA DA PREFEITURA MUNICIPAL

No momento de formação da sessão ordinária mirim realizada na tarde de 28 de maio, os vereadores mirins foram contemplados com uma explanação sobre o tema Orçamento Público “PPA, LOA e LDO”. A responsável pela explicação foi a contadora do Município Sra. Relinda Rode.

Os alunos do sétimo ano da E.E.B. Felipe Manke estiveram presentes na sessão, prestigiando os vereadores mirins que representam sua escola “Larissa Jaroczinski e Alexandre Vinicius Winter.

Na palavra livre, a Vereadora Mirim Larissa Jaroczinski fez um breve relato sobre sua participação na 7ª. Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento em que esteve representando os Vereadores Mirins de Massaranduba. Além de participar da palestra ministrada pelo Psicólogo Sr. David Tiago Cardoso, cujo tema principal abordado foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, teve a oportunidade de participar de oficinas temáticas, onde foram construídas propostas que serão levadas para a Conferência Regional e Estadual da Criança e do Adolescente.

 

SESSÃO MIRIM DO DIA 16 DE JUNHO DE 2015 – PALESTRA COM BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS SOBRE “PRIMEIROS SOCORROS”

 

A Instituição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Massaranduba, esteve presente na Sessão Mirim do dia 16 de junho, representada pelo Bombeiro Joel e pelos bombeiros aspirantes Alex, Jéssica e Karolaine, com o objetivo de fazer uma  explanação sobre a estrutura e o trabalho que os Bombeiros Voluntários exercem no Município, além  de explicações sobre Primeiros Socorros com demonstrações de técnicas para prestar socorro em caso de desmaios, fraturas e acidentes domésticos. 

 

25 DE JUNHO DE 2015  -  "II ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS"

No II Encontro Regional de Vereadores Mirim que aconteceu em Guaramirim no último dia 25 de Junho, comemorando também os 10 anos de existência do Programa Vereador Mirim de Guaramirim, usou da tribuna o Coordenador do Programa Vereador Mirim de Massaranduba Almir Trevisani, parabenizando o Programa Vereador Mirim de Guaramirim pela passagem de seus 10 anos, como também com ênfase para seu fundador Vereador In- Memorian Marcos Mannes. Ressaltou ainda que o programa tem como principal meta formar cidadãos para que no futuro  possam participar da organização da sociedade em toda sua extensão.

O sucesso do programa nos Munícipios depende da efetiva participação das Escolas Municipais e Estaduais e suas Secretarias.

Finalizando colocou que devemos praticar a politica com políticos de conceito.

 

Os vereadores mirins e suplentes de Massaranduba também estavam presentes neste evento.

 

SESSÃO MIRIM DE 10 DE JULHO DE 2015 - PARTICIPAÇÃO DAS CONSELHEIRAS TUTELARES MUNICIPAIS SRAS. MÁRCIA E MARIA CILENE

Atendendo a um convite feito pela Coordenação do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, estiveram presentes as Conselheiras Tutelares do Munícipio - Sras. Márcia Mara Cunha e Maria Cilene Ronchi da Rocha, para falar sobre o trabalho que o Conselho exerce no Município, além da apresentação detalhada das ocorrências e atendimentos efetuados no decorrer do ano de 2014 e ainda deste primeiro semestre de 2015.

O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que tem por objetivo zelar pelos direitos da criança e adolescentes.

Compete aos conselheiros encaminhar casos de crianças vitimizadas ou em risco, aconselhar pais, apurar denúncias, abrigar ou colocar em famílias substitutas crianças e adolescentes, entre outras funções. O Conselheiro Tutelar é uma autoridade que não tem perfil repressivo, sua atuação deve priorizar a possibilidade de superação e a importância da convivência familiar saudável.

 

CAMARA MIRIM RENOVA MESA DIRETORA PARA O 2º. SEMESTRE DO MANDATO

Na tarde do dia 13 de agosto, os vereadores mirins de Massaranduba, em cumprimento ao regimento interno, realizaram eleição para renovação da mesa diretora a qual comandará os trabalhos no 2º semestre do ano corrente. A Vereadora Mirim Marina Luise Dorow, representante da E.E.B. General Rondon, foi eleita a Presidente Mirim com a maioria dos votos, tendo como Vice o Vereador Mirim Alexandre Vinicius Winter da Escola Felipe Manke, 1ª. Secretária a Vereadora Mirim Pamela Zimmermann e 2º. Secretário Gustavo Serenini.

No próximo dia 28 de agosto os vereadores mirins têm em sua agenda visita a Câmara de Vereadores de Rio do Oeste, onde terão a oportunidade de participar de sessão mirim que está marcada para este dia.

 

28 DE AGOSTO DE 2015 - VEREADORES MIRINS DE MASSARANDUBA VISITAM A CAMARA DE RIO DO OESTE

No dia 28 de agosto, os vereadores mirins de Massaranduba, acompanhados do Diretor Geral e Coordenador do Programa Câmara Mirim – Sr. Almir Trevisani, se deslocaram até a cidade de Rio do Oeste/SC com o objetivo de prestigiar a primeira sessão mirim do 2º semestre da 10ª Legislatura dos Vereadores Mirins de Rio do Oeste.

O Presidente Mirim Gustavo Basquiroti e Presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Oeste – Sr. Vanderlei Moser, desejaram as boas vindas e agradeceram a todos pela presença e em suas falas enalteceram o Programa Vereador Mirim.

Já a  Vereadora Mirim Marina Luise Dorow de Massaranduba, agradeceu a recepção, falou de sua satisfação em participar do programa ressaltando a importância de se aproveitar o máximo todas as informações que são repassadas, seja através de palestras, vídeos, cursos, ou visitas de integração. Também convidou os vereadores mirins de Rio do Oeste para retribuir a visita. O Coordenador do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, também fez uso da palavra.

Após a sessão, o Vereador Vanderlei Moser levou os vereadores mirins para conhecer a Igreja Matriz Nossa Sra da Consolata......

.........e a Gruta do Tigre.

 

01 DE SETEMBRO DE 2015 - VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DA ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA 

Foi aberta oficialmente, na manhã do dia 01 de setembro, a Semana da Pátria, em Massaranduba - SC. A solenidade que marcou o início das comemorações da Independência do Brasil foi realizada em frente ao  Paço Municipal e contou com a presença de Vereadores e Vereadores Mirins.

Pronunciamento do Presidente do Poder Legislativo Municipal – Vereador Silvio Mainka, na solenidade de abertura da Semana da Pátria.

 

"O AMOR PELA PÁTRIA É A PRIMEIRA VIRTUDE DO HOMEM CIVILIZADO".

Os Vereadores Mirins participaram no dia 7 de Setembro do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

 

VI ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORES MIRINS (15/09/2015)

Os Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Massaranduba, junto com os colegas de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Barra Velha(SC), marcaram presença no VI Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis.

O evento aconteceu no Auditório Antonieta de Barros - na Assembléia Legislativa do Estado de  Santa Catarina e oportunizou aos jovens legisladores, aprenderem mais sobre política e trocarem experiências. Segundo palavras do Presidente da ALESC – Deputado Gelson Merísio “Quando o jovem se engaja e busca compreender e trabalhar desde a idade escolar para o bem comum é um avanço para a política, para a democracia e para a cidadania.”

Ainda no período da manhã, foi apresentado um Painel Expositivo de um tema muito importante e atual que trata dos “Porquês de Ser Contra ou a Favor da Redução da Maioridade Penal”, tendo como convidados, o Promotor de Justiça e representante do Núcleo de Direitos Humanos do TJSC – Dr. Alexandre Takashima e o Dr. Márcio Vicari, advogado, professor e Vice-Presidente da OAB/SC.

Durante a tarde, houve a apresentação do que é o Projeto Plenarinho da Câmara dos Deputados em Brasília, seguida de uma palestra com a Promotora de Justiça – Dra. Vanessa Wendhasen Cavallazzi sobre “O Papel do Ministério Público”. O evento encerrou-se com um coquetel, seguido de visitação ao Plenário dos Deputados no momento em que estava acontecendo uma sessão plenária.

 

COORDENADOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SECRETARIA DE AGRICULTURA MUNICIPAL PARTICIPA DE SESSÃO MIRIM

 

Coordenador de Educação Ambiental do Município - Djonathan Cisz, apresentando para os vereadores mirins e alunos do 6º e 7º ano do Colégio General Rondon, os trabalhos e projetos de educação ambiental desenvolvidos em parceria com as Escolas, Epagri e Cooperativa Juriti.

 

DIVULGAÇÃO ELEIÇÕES MIRINS 2015

 

A Coordenação do Programa Câmara Mirim de Massaranduba iniciou os trabalhos de divulgação das eleições mirins 2015. Ainda este ano, entre os dias 16 a 18 de novembro serão eleitos os novos vereadores mirins que irão compor a 5ª Legislatura do Programa. As Escolas Pe. Bruno Linden, Felipe Manke e Maria Konder Bornhausen já estão em processo para inscrição dos candidatos. 

 

PROCON DE MASSARANDUBA PARTICIPA DE SESSÃO MIRIM

Na sessão mirim realizada em 29 de outubro de 2015, atendendo a um convite feito pela Coordenação do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, estiveram presentes as servidoras municipais, Camila Rossi – Gerente do PROCON, Thaise Wittkowski – Atendente do PROCON e Oliana Matejczyk do Setor de Fiscalização, para falar sobre o tema: “DIREITO DO CONSUMIDOR”.  

Segundo a Gerente Camila, quanto mais pessoas forem orientadas de seus direitos, melhor será para o futuro da relação entre fornecedor e consumidor. Também foram dadas dicas e alertas aos jovens consumidores, enfatizando que é sempre importante ficar atento no momento da compra,  negociação ou até quando se tratar de reclamações.

 

PALESTRA SOBRE "CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL" COM PROFESSOR ISAAC FACCHINI BADINELLI 

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira teve participação especial na sessão mirim realizada no último dia 05 de novembro, promovendo para os vereadores mirins e alunos do 7º e  8º Anos das Escolas Pedro Aleixo e General  Rondon, palestra com o Professor Isaac Facchini Badinelli, sobre o a Constituição Federal do Brasil. Durante a apresentação, ele falou sobre a importância da Constituição Federal e destacou as mudanças que o país atravessa.

 Sobre a Constituição

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, promulgada em 5 de outubro de 1988, é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. 

 

INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS VEREADORES MIRINS

Foi através de uma indicação feita pelo Vereador Valdir Zapellini, que foi criada a Galeria do Ex-Vereadores Mirins, em sessão solene ocorrida em 11 de Novembro de 2015. Na oportunidade, foram feitas as entregas das placas para formação da galeria com as quatro legislaturas do projeto.  

Manifestaram-se os ex-vereadores mirins Matheus Kasmirski e Eduardo Correia, representando todos os demais colegas mirins.

 

ELEITOS OS VEREADORES MIRINS QUE IRÃO COMPOR A 5ª. LEGISLATURA – MANDATO 2016

Entre os dias 23 a 25 de novembro de 2015, foram realizadas nas Escolas Felipe Manke, Maria Konder Bornhausen, General Rondon, Ministro Pedro Aleixo e Pe. Bruno Linden, as eleições mirins que elegeram os 11 novos vereadores mirins que irão compor a 5ª. Legislatura do Programa Câmara Mirim.

São eles:

Carlos Daniel Weselowski, Cassiane Storki e Rayssa Martins Anacleto da E.E.B. General Rondon.

Wellington Felicio, João Bernardo Braier e Georgia Mariah Rassweiler da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

Roberta Jamile Leuthauser da E.M.E.F. Pe. Bruno Linden.

Camila Winter e Rafaela Saplinski da E.E.B. Felipe Manke.

Pamela Deretti e Andre Eduardo Meurer da E.E.B. Maria Konder Bornhausen.

SUPLENTES:

Venicio João Ayroso Tomio, Barbara Roberta Reinke, Isabel Vitoria Rainiak, Ana Beatriz Mathias, Taini Balsanelli e Ryan Patrick de Souza Stringari.

 

VEREADORES MIRINS DA 5ª LEGISLATURA PARTICIPAM DE SESSÃO PREPARATÓRIA

Vereadores mirins titulares e suplentes eleitos para compor a 5ª Legislatura para cumprir o mandato em 2016, participaram no dia 14 de dezembro de 2015, de sessão ordinária dos vereadores na Câmara de Vereadores de Massaranduba, em atendimento ao Artigo 8º, Parágrafo 1º do Regimento Interno Mirim.

 

ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES DA 4ª. LEGISLATURA

No dia 16 de dezembro de 2015, os vereadores mirins da 4ª. Legislatura, realizaram a sessão de encerramento de atividades no exercício de 2015 e também a última desta legislatura.

O Presidente do Legislativo Vereador Silvio Mainka manifestou-se dizendo que o Projeto Câmara Mirim é muito importante para transmitir conhecimentos sobre cidadania e sobre os três poderes públicos. Desejou que os vereadores mirins continuem envolvidos sempre em busca de conhecimentos sobre política e também deixou para os vereadores mirins e suas famílias uma mensagem de Feliz Natal. O Coordenador do Programa Sr. Almir Trevisani também deixou sua mensagem, dizendo que foi um ano de surpresas onde vereadores se destacaram e que o projeto só acontece porque tem o apoio e concordância da presidência da Câmara de Vereadores e que é uma alegria chegar no final da legislatura e ver o resultado de um trabalho realizado.

 

 

 

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar


Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (47) 3379-1571 Fax (47) 3379-1571
CEP:89.108-000
Endereço:Rua Paulo Cardoso, 166 - Centro
Atendimento:08:00 Horas as 11:30 Horas 13:30 Horas as 17:00 Horas
Gestão:
Apoio: